terça-feira, 4 de novembro de 2014

Técnicas de Redação

    Bem leitores, resolvi fazer este post para dar algumas dicas de como fazer uma boa redação, hoje em dia, saber escrever uma boa redação é fundamental para ingressar em qualquer instituição de ensino superior. Exames como o ENEM ou os vestibulares tradicionais costumam exigir que o candidato elabore uma redação do estilo dissertativo-argumentativo. E o principal segredo para escrever bem é, além de ler muito, treinar bastante. Quanto mais você pratica o hábito de ler e também de escrever, melhor serão os seus textos.

Primeiro passo: Saber a diferença entre uma redação dissertativa e uma redação argumentativa, e redação dissertativa-argumentativa.

 Redação Dissertativa: Esse texto tem o propósito de informar, ou seja, através da dissertação são transmitidas informações para o leitor.
 Redação Argumentativa: Esse texto tem o propósito de convencer o leitor, fazendo com que passe a ter a mesma opinião que o autor.
 Redação Dissertativa-Argumentativa: Esse texto é composto pela junção dos dois tipos apresentados acima, o dissertativo e o argumentativo. Isso significa que um texto que, ao mesmo tempo, explique um tema e instigue o leitor a seguir a opinião do autor, é considerado como dissertativo-argumentativo.

    Bom, é necessário que o candidato seja um tanto cauteloso em sua redação, observando a coerência entre frases, assim como, respeitando os verbos, que deverão sempre estar em terceira pessoa referindo-se a ele, ela, eles ou elas. Nunca deve-se utilizar primeira pessoa pois, normalmente, quem utiliza esta forma de escrita nem sempre conseguirá se manter na mesma até o final do texto.


        Que tal algumas dicas de suma importâncias? Vamos lá...

                   1. Cuidado com expressões e gírias em redações


    A linguagem utilizada, sempre deverá ser formal, obedecendo às normas cultas gramaticais, sempre evitando utilizar oralidade, gírias e regionalismos no texto, pois por mais que a redação esteja ótima, se isso ocorrer a redação se tornará pesada e não atrativa para quem lê, prejudicando, muitas vezes, o bom entendimento do texto.
    As palavras utilizadas deverão ser colocadas no sentido denotativo do texto, literal, obedecendo sempre o que consta no dicionário, sempre deixando o sentido figurado e subjetivo para poesias e também outros tipos de texto que exigem esta estrutura.
    É importante para se escrever uma ótima redação que o candidato escritor não utilize expressões bastante comuns como “na minha opinião”, “eu penso”, pois torna o texto redundante e a redação deverá mostrar o ponto de vista do autor em relação a um fato, porém de forma argumentativa sempre  utilizando a terceira pessoa.

         2. É muito importante que o texto apresente introdução, desenvolvimento e conclusão


   Os períodos escritos deverão ser sempre breves e claros pois períodos escritos de forma longa geram confusão. É importante, também, realizar a pontuação correta sempre que se finalizar a ideia é necessário a utilização de ponto final. Entende-se que estes períodos estarão incorretos caso a oração seja emendada por vírgulas realizando um período longo e confuso.
Cuide sempre a estrutura dos parágrafos e a sua divisão, observando se há introdução, desenvolvimento e uma boa conclusão, por isso é bom que o texto seja analisado diversas vezes e reescrito se for o caso, pois muitas vezes o candidato escreve uma ótima redação porém esquece da conclusão do seu texto.
Vale lembrar que termos como: portanto, todavia, além disso, e desse modo, garantem a fluidez indispensável, quando empregado corretamente.
Um ponto positivo é embasar os argumentos com fundamentos, não esquecendo a interdisciplinaridade. Outra dica de suma importância refere-se ao momento da escrita, procure não fazer períodos muito extensos, opte por frases simples, porque estas dão clareza à redação. Linguagem formal, porém simples.

         3. Saiba criticar


   Criticar é saber discutir sobre o assunto abordado, expor a sua opinião de forma sutil e apresentar o seu ponto de vista de forma clara. Não basta apenas indicar quais são os pontos negativos de determinado assunto, saiba apontar as qualidades também, mas sempre de forma verdadeira e cautelosa.
Mas como você consegue discutir sobre algum tema se não conhece nada sobre ele? Por isso, a próxima dica é: 

          4. Mantenha-se bem informado

 

   Não há segredo! Para ficar bem informado você deve buscar pela informação. Atualmente, há diversas formas de conseguir se informar, seja através de jornais impressos, pela internet ou televisão. É bom ficar atento à qualidade da notícia e a importância dela para a sua redação. Notícias relacionadas com a vida dos famosos, por exemplo, dificilmente serão aproveitadas em uma redação dissertativa.

        5. Relacione as informações


   Adquirir uma grande bagagem de informações é bastante simples, mas relacioná-las de forma correta para que a redação não fique sem sentido pode não ser tão fácil assim.
Primeiramente, procure reunir todas as suas ideias e elaborar um esqueleto para o seu texto. A partir desse esqueleto, comece a inserir as informações. Fique atento para não ser redundante.
Em cada parágrafo, busque associar o maior número de informações e interligar um parágrafo ao outro. A redação deve seguir um fluxo e estar bem clara e coesa.


ATENÇÃO:


  Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa


Introdução: Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.

Desenvolvimento: Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.

Conclusão: Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

Motivos que podem fazer uma redação levar nota zero

 

- Fugir do tema
- Não fazer uma dissertação-argumentativa
- Não respeitar os valores humanos e a diversidade sociocultural
- Não apresentar texto escrito na folha de redação (cuidado para não se esquecer de passar seu texto do rascunho para a folha definitiva!)
- Ter até sete linhas, que é considerado como “texto insuficiente”
- Apresentar linhas com cópia dos textos de apoio, que serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas
- Ter desenhos ou outras formas propositais de anulação


    Espero ter ajudado, como logo mais teremos Enem, vestibulares (quem vai fazer), estas são dicas de suma importância. Ótimo Enem e ótima redação! ;)
Dúvidas? Deixe-as no comentário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário